Arroz, pão, massas...
- Nutricionista Bárbara Oliveira
- 2 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
Grupo 1 da Pirâmide Alimentar. A base da Pirâmide!
Curiosidade: Propriedades das batatas!

Arroz, pães, massas (cereais em geral) e batatas, mandioca (raízes e tubérculos) formam este grupo de alimentos energéticos (os carboidratos), utilizados para manutenção de todas as atividades, para os músculos, cérebro e coração.
Deve-se priorizar os produtos integrais, já que os refinados são pobres em fibras, vitaminas e minerais. Carboidratos refinados são transformados rapidamente em glicose. Após o processo de digestão, os carboidratos simples como a glicose, estarão livres para circular na corrente sanguínea, onde pode aumentar a glicemia (concentração de açúcar no sangue) e queimar rapidamente, deixando o indivíduo com fome. Já os carboidratos integrais são digeridos e atingem a corrente sanguínea lentamente, fornecendo saciedade por mais tempo e afastando o risco de excesso de peso e obesidade.
A glicose circulante sofrerá ação da insulina e irá para o interior das células a fim de ser utilizada para produção de energia. Seu excesso será armazenado no fígado e nos músculos sob forma de glicogênio. Grande quantidades excedentes serão estocadas na forma de gordura ou tecido adiposo.
Recomenda-se de 5 a 9 porções diárias, podendo suprir até 75% das necessidades calóricas diárias.
Curiosidades:

A batata doce amarela ou roxa e a batata - baroa são ricas em betacaroteno, precursores vegetais da vitamina A. Essa vitamina é essencial á atividade imunológica, para formação dos tecidos epiteliais e para uma boa visão.
Na sua forma integral, todos os tubérculos e raízes são ricos em fibras alimentares; grande parte das fibras é abrandada durante o cozimento e parte das vitaminas do complexo B é perdida quando esses alimentos são descascados e expostos, sem proteção da casca, ao excesso de agua ou cozidos picados por um período de tempo muito longo. Recomenda-se que esses alimentos sejam cozidos inteiros ou pouco picados em agua suficiente para cobri-los, de preferência com casca, previamente lavados e bem higienizados. A casaca deverá ser retirada apenas antes do consumo, no momento de finalizar a preparação culinária. Podem ser cozidos no vapor ou até mesmo no micro-ondas.
Podem ser preparados de diferentes formas culinárias: cozidos, salteados, assados, grelhados, em purês e suflês, recheados, em sopas e caldos, refogados e fritos.
A forma de cocção frita deve ser utilizada com moderação. Alimentos fritos absorvem muita gordura.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Referencias
Mendonça, R, J. Nutrição: guia completo de alimentação, práticas de higiene, cardápios, dietas e gestão – 1. Ed – São Paulo: Rideel, 2010.
Ministério da Saúde, 2005
Comments