top of page
Buscar

Miojo saudável?! Resenhado com a Nutri

  • Nutricionista Fabiana Sampaio
  • 16 de out. de 2017
  • 4 min de leitura


Resenhar é muito bom, né!? Resenhamos sobre roupas, sapatos, novela, comida... Em falar em comida a resenha é sobre miojo saudável. “Miojo saudável” existe?! Vamos descobrir!!


Em um de muitos finais de semana de pós graduação, eu e minhas colegas/amigas de sala ficamos curiosa com um insights na qual a professora passou. Na hora do almoço fomos atrás desse produto para experimentarmos depois, cada uma em suas casas. Minha degustação rendeu em uma resenha!


Considerado pela marca como o 1º macarrão instantâneo integral e orgânico do Brasil, o Caseirito (nome do produto) da empresa Mãe Terra, me surpreendeu quanto ao sabor e a qualidade do produto. A empresa lançou três sabores do Caseirito, Legumes, funghi e italiano, do qual experimentei foi a de legumes.


Bom, a massa é integral bem fina, tem sabor de uma massa artesanal muito saborosa e cozinha rapidamente (tempo estimado de 5 minutos). Segundo os fabricantes a massa é constituída de farinha de trigo integral orgânica (66%), farinha de trigo orgânica especial enriquecida com ferro e ácido fólico.


O tempero é em pó, para melhor integrar a massa depois de cozida. E segundo os fabricantes, sabor legumes contém: sal moído, açúcar demerara orgânico, extrato de levedura, tomate em pó, cebolinha em flocos, aroma natural de legumes, maltodextrina orgânica, cebola em pó, alho em pó, cenoura em pó, cenoura em flocos, pimentão em pedaços, espinafre em pó, gordura de palma orgânica, beterraba em pó, antiumectante dióxido de silício, pimenta preta.

Do cozimento cumpre o tempo estipulado da embalagem, no entanto ao levantar fervura o macarrão começa a levantar espuma, sendo ideal que o mesmo seja cozido em uma panela ampla e funda. Depois de cozido, escorre parte da água, deixando uma quantidade suficiente para incorporar ao macarrão. A porção parece ser pouco, mas após o cozimento dá uma boa porção que sacia muito bem.


Na minha degustação eu incrementei com brócolis refolgados no alho e manteiga, ficou show (fotos do produto antes do cozimento)!!




Se formos comparar o valor nutricional do Caseirito sabor legumes a um miojo de legumes na versão “tradicional” e light (Nissin) temos os seguintes parâmetros:


Em relação ao valor calórico é notório que o “Tradicional” é mais alto, é muito provável que mesmo que a porção fosse de 77g, como o do Caseirito, o valor calórico ainda seria alto. No que diz respeito a gorduras, proteínas e carboidratos não há diferenças de valores entre os três produtos, no entanto a quantidade de fibras é maior e o sódio é menor no Caseirito em relação ao Tradicional e a versão Light do miojo. Em falar em fibras, podemos SIM dizer que este produto tem alto teor de fíbras, isso porque sua quantidade esta acima do valor estimado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilancia Sanitria), que é minima é de 5 gramas por porção.


Um outro fato que é importante ressaltar é que em sua descrição de ingredientes não há qualquer menção de glutamato monosodico, diversos aditivos de regulador de acidez e estabilizantes de sabor, ou preparo de tempero para remeter a algum sabor, ou qualquer outro nome que sua língua não consiga pronunciar no rotulo, que são achados frequentemente nos miojos tradicionais.


Pode ser considerado um alimento saudável? SIM! Conforme informações do rotulo do produto, o macarrão não é frito como os Tradicionais miojos, fato que é percebido no momento do cozimento da massa, onde a água não fica oleosa como os demais miojos no momento que se cozinha. A pasta com certeza é artesanal e seca ao natural, o sabor lembra muito a um macarrão de massa fresca. Outra informação que nos leva a essa conclusão é o selo de Produto Orgânico que está no rotulo, para ter esse selo, os ingredientes desso produto devem ser livres de agrotoxicos e produtos químicos e que sua forma de cultivo respeita o meio ambiente.


Então, comer ou não comer? Substituir ou não substituir? Es as questões?! Comer sim, em substituição aos miojos “Tadicionais”, sim. No entanto com uma moderação. Alimentos como macarrão instantâneo são como um guarda-chuva em momentos de tempestade, ou seja, não tem uma refeição pronta em casa, ou não descongelou a comida a tempo, ou está com tempo curto para cozinhar, com certeza o Caseirito será uma opção interessante nesses casos.


Fiquem atentos, pois ronda na Web que a maior empresa de marcas no Brasil e do mundo (Unilever) haveria comparado a empresa Mãe Terra. O intuito de empresas grandes como essa é encorporar em sua rede um novo consumidor que vem crescendo no nosso país, que é o consumidor de produtos orgânico, os que estão fazendo escolhas mais saudáveis de produtos, os grupos fitess. Então, isso pode ser benéfico para desenvolvimento de novos produtos, de ampliar os produtos da Mãe Terra, torna-los mais acessível, quem sabe!? No entanto devemos ficar de olho nos rótulos para que o produto não perca suas caracteristicas de ser natural, caseiro e orgânico.


Mas que fique claro que o Caseirito não deve se tornar rotina, até porque o valor dele não é tão atraente (R$ 6,00 a R$ 7,00 cada pacote) para um consumo diário. Lembrado que no geral, o melhor é comer uma refeição com alimentos frescos, sem tantos processos de transformação, sem nome de ingredientes complicados de se pronunciar, em outras palavras, a comidinha preparada pela Vovó ou Mamãe, comida de verdade.


Quero deixar claro que não estou fazendo e não estou sendo paga pela empresa Mãe Terra para falar sobre esse produto, mas como Nutricionista tenho o dever de observar e indicar os produtos que são positivos e/ou negativos para ser consumidos!



Nutricionista Fabiana Sampaio



Gostou?!

Curta. Comente. Compartilhe. Comer é...


 
 
 

Comments


 + no Comer é...

junte-se

 à 

FESTA

Troca de Receitas @ 21h!

Blog Comer é...
Nutricionistas Blogueiras...

O que achou do Post? Deixe seu comentario.

Siga-nos...
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2015 Comer é... Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page