Consequência De Se Movimentar Com Qualidade
- Educadores Físicos Alexandra e Angelo Amorim
- 1 de set. de 2015
- 3 min de leitura

No dia primeiro de setembro comemora-se o dia do profissional de Educação Física que possui grandes áreas de atuação, cada uma com suas particularidades: educação, esporte, lazer, performance humana, atividade física e saúde.
Para fins deste texto, o foco é descrever a importância da prática regular de atividade física e apresentar possibilidade de mudança de comportamento.
De forma regular a mídia, baseada nas referências científicas da Educação Física, traz informações sobre a importância de ter um estilo de vida fisicamente ativo e o impacto positivo em indicadores de saúde, independentemente da idade.
Uma vida sedentária pode contribuir para a aumento na incidência de doenças cardiovasculares, surgimento do quadro de obesidade, perda de massa muscular, surgimento de dores articulares, cansaço, má postura, baixa resistência orgânica e etc.
Por outro lado, uma vida ativa fisicamente contribui para saúde geral e do coração, diminuição da gordura corporal e dores crônicas, diminuição de indicadores de stress, aumento da força muscular, aumento da autoestima, autonomia para realização de tarefas diárias, dentre outros fatores.
Muitas pessoas passam a praticar atividade física sem a recomendação de um profissional da área de Educação Física, aumentando a possibilidade de se lesionar e, também, não atingir os níveis de atividade física adequado. Sair para caminhar e não ter um ritmo diferente da caminhada usual, por exemplo, irão contribuir para aspectos ligados a motivação, relações sociais, mas terão pouco impacto nos indicadores fisiológicos.
E, após a realização da atividade física: caminhar, correr, dançar, praticar esportes, dentre outros, como é o seu comportamento? O que você come antes e após os exercícios? Quanto tempo fica sentado?
Sabia que a substituição de duas horas por dia de comportamento sedentário por qualquer atividade leve forneceria um gasto energético equivalente a uma caminhada de 30 minutos?
Pensar em ser ativo fisicamente é também pensar em mudança de comportamento nos hábitos de nutrição. A associação entre dieta equilibrada e prática regular de atividade física possui indicadores significativos na melhoria da saúde e bem-estar da população.
O foco para mudar o comportamento é pensar na melhora dos indicadores de saúde. Os indicadores estéticos vêm como consequência.
Assim, um primeiro passo deve ser dado, mas chegar ao resultado é fruto de uma longa jornada que começa com mudança de pequenas atitudes.
Primeiro, preciso saber, como classificar meu nível de atividade física?
Clique no link abaixo, responda ao questionário e nos envie (blogcomere@gmail.com) a resposta que teremos o maior prazer em lhe dar este retorno.
Segundo, preciso qualificar meu tempo e realizar atividades em casa com uso do próprio peso corporal independente da idade, como no exemplo do vídeo abaixo:
Gostou? Curta...Compartilhe...Comente
Conviados do Comer é...
Alexandra da Paixão de Damasceno de Amorim
Formada em Licenciatura Plena em Educação Física - UCSal
Mestranda em Dança - UFBA
Angelo Maurício de Amorim
Formado em Licenciatura Plena em Educação Física - UCSal
Doutorando em Educação Física - UFSC
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Referências
DUCA, G. F.; GARCIA, L. M.; MIELKE, G. I.; GUERRA, P. H. Inatividade física, comportamento sedentário e saúde IN: SOUZA, E. R.; NASCIMENTO, J. V.; AZEVEDO, E. S.; PEREIRA, B. O. (orgs) Educação física, lazer e saúde: interfaces ao desenvolvimento humano. Coleção Temas em Movimento, v. 6. Florianópolis: Ed da UDESC, 2015.
MATSUDO, S. M.; ARAÚJO, T. L.; MATSUDO, V. K. R.; ANDRADE, D. R.; ANDRADE, E. L.; OLIVEIRA L. C; et al. Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ): estudo de validade e reprodutibilidade no Brasil. Rev Bras Ativ Saude. 2001;10:5-18.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global recommendations on physical activity for health. Genebra: World Healt Organization, 2010.
Comments