top of page

Açúcares e Doces

  • Nutricionista Fabiana Sampaio
  • 8 de jul. de 2015
  • 3 min de leitura

Grupo 8 da Pirâmide Alimentar! Topo da Pirâmide!

Seu consumo é permitido, mas com moderação!

Doces

Quem não gosta de comer um bom pedaço de torta, ou um brigadeiro suculento, ou quem sabe confetes de chocolate ao leite bem coloridinhos? Não há quem resita, né!


Pois bem, os açucares e doces fazem parte da nossa vida desde a infância, quando inocentemente nossos pais e parentes nos oferece uma bala, um pirulito ou até uma simples sobremesa. Mas o habito de açucarar os alimentos vem da Europa antiga, onde utilizavam o mel e o açúcar das frutas para adoçar, com a expansão marítima a cana-de-açúcar (Saccharum L.) foi descoberta na Zona Tropical do Oceano Pacifico e aos poucos ganhou o mundo e virou a queridinha do mundo em inteiro, sendo ingrediente de vários alimentos e bebidas.


Bom, é essa planta secular que hoje temos em nossas casas cristais branquinhos (açúcar simples) que adoça todos os dias os sucos, cafés, chás, bolos... além de fazer parte de preparações elaboradas e ingrediente indispensável para industria de doces. O açúcar que temos na mesa hoje é um resultado final da extração, concentração e evaporação da água do caldo da cana e centrifugação deste para separar o açúcar e o melaço; o melaço vai para indústria de álcool e os cristais de açúcar vão para secagem para daí em tão ser ensacador e comercializados.


Comer açúcar simples e alimentos açucarados faz mal? Lógico que em excesso faz e muito, além de provocar ganho de peso, pois tem um balanço negativo quanto ao consumo de proteínas, fibras e alimentos com alto teor de micronutrientes que são importantes na manutenção do nosso metabolismo e das funções gastro intestinais. Além do ganho de peso o consumo excessivo de açúcar também é veiculo de uma dieta rica em gordura, pois muitos dois alimentos (bolos, biscoitos, chocolate ao leite e outras sobremesas) para conferir cremosidade ou/e crocância ao alimento, e essa gordura pode ser a saturada e/ou a trans. Uma dieta pautada com alimentos açucarados pode ser um dos fatores para o surgimento da obesidade e em seguida suas complicações, como diabetes tipo 2, coesterol alto, hipertenção, dentre outras.

Mais devo deixar de comer doces e açucarar? Claro que não, o açúcar ele também não deve ser taxado como vilão, pois ele nos da energia para realizar nossas tarefas diárias, consumido de forma controlada. A Organização Mundial de Saúde recomenda 5% do consumo diário de energia para uma pessoa o que vale 6 colheres de chá ou 25 gramas de açúcar diários, já o Guia Alimentar da População Brasileira de 2008 recomenda um consumo que não pode ultrapassar de 10% da energia total diária ou uma porção diária de alimentos altamente açucarados.


O ideal é que evite se refrigerantes, mesmo as versões diets ou zero (eles contribuem para o ganho de peso); deixem as sobremesas (pudim, musses, bombons, tortas...) para momentos especiais ou em eventos festivos; o açúcar que gosta de acrescentar nos sucos, cafés e chás reduza sua utilização até não sentir necessidade de adoçar essas bebidas, hora não coisa mais chique tomar um bom café sem adoçar, sucos de frutas doce não precisam de açúcar, pois já contém o doce próprio da fruta e chá não é para ser adoçado. Após o almoço se tem o habito de um docinho troque por alguns dias da semana por frutas, ajudam na digestão (laranja, mamão, abacaxi) ajuda no controle da saciedade e são fontes de minerais e vitaminas que não essenciais ao nosso organismo diariamente.


Curiosidades:

O açúcar é proveniente de outra fonte alem da cana de açúcar:

Beterraba açucareira

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Referências:

PÀDUA, José Augusto. O amargo avanço da doçura. Revista da Historia.com.br. Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/o-amargo-avanco-da-docura.

CASIMIRO, Giovanna Graziosi. A Historia da Confeitaria. Caras Blogs. Disponível em: http://www.icouldkillfordessert.com.br/sobre-tudo-e-sobre-o-nada/a-historia-da-confeitaria/

Brasil. Embrapa – Agência Embrapa de Informação Tecnológica. SAKAI, Rogério Haruo; ALCARDE, André Ricardo. Fabricação do açúcar. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de-acucar/arvore/CONT000fkcg3t9y02wyiv80sq98yq8ekb08p.html

ONUBR – Nações Unidas no Brasil. OMS recomenda cortar pela metade consumo de açúcar. Disponível em: http://nacoesunidas.org/com-novas-evidencias-oms-corta-pela-metade-consumo-ideal-de-acucar/

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. . Guia alimentar para a população brasileira : promovendo a alimentação saudável / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, . – Brasília : Ministério da Saúde, 2008.

Bueno, Milena Batista. Consumo de açucares de adição entre adultos e idosos: inquérito alimentar populacional do município de São Paulo. Tese de pós Graduação em Saúde Pública. 2009.

Gaino, Natalia Moreno; Silva, Marina Vieira da. Consumo de frutose e impacto na saúde humana. Revista Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, 18(2): 88-98, 2011.

CHEMELLO, Emiliano. A Química na Cozinha apresenta: O Açúcar. Revista Eletrônica ZOOM da Editora Cia da Escola – São Paulo, Ano 6, nº 4, 2005. [versão para impressão] Original disponível on-line em line em: www.ciadaescola.com.br/zoom/materia.asp?materia=291

 
 
 

Comments


 + no Comer é...

junte-se

 à 

FESTA

Troca de Receitas @ 21h!

Blog Comer é...
Nutricionistas Blogueiras...

O que achou do Post? Deixe seu comentario.

Siga-nos...
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2015 Comer é... Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page