Alimentos Industrializados
- Nutricionista Daiana Ribeiro
- 11 de ago. de 2015
- 2 min de leitura

Quais os riscos de tanta praticidade?
Os produtos industrializados ocupam uma grande parcela no mercado de alimentos. Eles são bastante práticos, pois já vêm prontos ou semi-prontos e o único trabalho é abrir a embalagem. Mas será que toda essa praticidade faz bem a saúde? Você sabia que para conseguir a praticidade e durabilidade dos produtos, os fabricantes se utilizam de vários aditivos químicos?
Pois é os produtos químicos encontrados com maior frequência nos alimentos industrializados são:
Corantes
Aromatizantes
Conservantes
Antioxidantes
Estabilizantes
Acidulantes
Corantes
A função dos corantes é dá cor aos alimentos, fazendo com que os produtos industrializados tenham uma aparência mais parecida com o produto natural e mais agradável, aos olhos do consumidor.
Os corantes são encontrados na grande maioria dos produtos industrializados, como as massas, bolos, margarinas, sorvetes, bebidas, gelatinas, biscoitos, entre outros.
Aromatizantes
Os aromatizantes têm por função dar gosto e cheiro aos alimentos industrializados, realçando o sabor e o aroma.
Dizer que um salgadinho artificial de milho tem sabor e cheiro de presunto ou de queijo faz com que ele seja mais aceitável, já que o consumidor vai reconhecer naquele produto um sabor que ele já conhece, de algum outro produto não industrializado que ele já comeu, causando a falsa impressão de que o produto não é tão artificial assim.
Muitos alimentos não possuem em sua composição as frutas que as embalagens anunciam, mas apenas aromatizantes que lhes imitam o sabor e aroma. São encontrados em sopas, carnes enlatadas, biscoitos, bolos, sorvetes, entre outros.
Conservantes
Ao contrário dos corantes e aromatizantes, os chamados conservantes não possuem função de fazer com que os produtos industrializados pareçam ser o que na realidade não são, ou seja, naturais. Sua meta é evitar a ação dos microorganismos que agem na deterioração dos alimentos, fazendo com que durem mais tempo sem estragar.
São encontrados em refrigerantes, concentrados de frutas, chocolates, sucos, queijos fundidos, margarinas, conservas vegetais, carnes, pães, farinhas e em milhares de outros alimentos industrializados.
Antioxidantes
Assim como os conservantes, os antioxidantes procuram manter os alimentos em boas condições de consumo por mais tempo. Eles são utilizados em óleos e gorduras, impedindo ou retardando sua deterioração, evitando a formação de "ranço" por algum processo de oxidação.
Podem ser encontrados em sorvetes, leite em pó instantâneo, leite de coco, produtos de cacau, conservas de carne, cerveja, margarina, óleos e gorduras em geral, farinhas, polpa e suco de frutas, refrescos e refrigerantes.
Estabilizantes
São utilizados para manter a aparência dos produtos, tendo como principal função estabilizar as proteínas dos alimentos.
Acidulantes
São utilizados principalmente nas bebidas com função parecida com a dos aromatizantes.
Os acidulantes podem modificar a doçura do açúcar, além de conseguir imitar o sabor de certas frutas e dar um sabor ácido ou agridoce nas bebidas.
Veja alguns exemplos

Claro que sempre vamos consumir um ou outro alimento industrializado, mas é necessário consumir com moderação e da preferência aos alimentos naturais
Curta, compartilhe, comente...
O blog é nosso feito para vocês!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Referências
http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/perguntas+frequentes/alimentos/
BRASIL. Resolução - RDC n.1, de 2 de janeiro de 2001.
Comments