Lavagem de Frutas e Vegetais
- Nutricionista Fabiana Sampaio
- 17 de ago. de 2015
- 3 min de leitura
Ta lavando suas frutas e verduras direito para o consumo. Hora de tirar as duvidadas!

Nos dias atuais sabe-se a importância e a forma de como se lavar frutas e verduras que entram em contato direto com a terra e no qual consumimos na sua integra. O ato de lavar folhosos em geral, cenouras, maçã, uvas, batata e dentre outros, é pelo simples fato de que desconhecemos os bastidores após a colheita, ou seja, as condições de transporte no qual sela levado para as feiras e supermercados, bem como seus locais de armazenamento nesses lugares.
A importância de se lavar frutas e vegetais, além de retirar terra ou barro no alimento, vão esta levando a morte organismo microbiológicos presentes nesses alimentos e que nossos olhos não podem ver, mas que podem fazer mal a nossa saúde, exemplo disso são as parasitose intestinais e infecções intestinais. Alimentos que mesmos que se retire a casca devem ser lavados, pois o contato com a faca ou com a mão pode contaminar a poupa do alimento, exemplo disso temos a laranja, tangerina abacaxi.
Muitos acreditavam que a lavagem de alimentos retirava o agrotóxico presente neles, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) esclarece que o ato da lavem mesmo com água sanitária ou produtos de já disponibilizados para tal fim, não remove o agrotóxico dos alimentos, pode retirar partes que ficam na superfície do alimento, mas NÃO DE FORMA COMPLETA.
Quais os produtos posso utilizar para higienizar os alimentos e sua utilização?

Água sanitária sem perfume (Hipoclorito de Sódio): para cada 1 litro de água, 1 colher de sopa de água sanitária. No ato da compra olhe o rotulo para ver se o fabricante indica o produto para a higienização de alimentos.
Hidrosteril® (Hipoclorito de Sódio): o fabricante informa que para 1 litro de água, 20 gotas do produto.
Vinagre: acreditava-se que ele matava as bactérias, mas na verdade ela só torna o meio mais acido, fazendo com que larvas se desprendam das folhas e interrompe a multiplicação microbiológica, mas não os mata.
Qual o passo a passo para essa lavagem?

Folhosos:
1- faça uma triagem, tire folhas muchas, com pontos de escurecidos ou amarelados e talos;
2- lave em água corrente; se for em folhas grandes como alface ou couve, lave uma a uma em água corrente;
3- em um recipiente já preparado com a solução para higienização (1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária) e deixe de molho por 15 mimutos;
4- após o tempo estimado, lave com água filtrada, pois se a lavagem for feita com água corrente, isso pode levar a recontaminação do alimento;
5- seque os folhosos com papel toalha para retirar a quantidade de água e coloque em um recipiente com tampa ou sacos transparentes limpos e coloque na geladeira.
Frutas:

1- frutas pequenas como, acerola, umbu, cajá ou uva, faça uma seleção, retire as que estão estragadas ou/e amassadas de preferência em uma recipiente com água corrente para a retirada de residos como areia, pequenas folhas; frutas graúdas como maçã, pera, kiwi, lave-os em uma recipiente com água corrente para a retirada de residos;
3- em um recipiente já preparado com a solução para higienização (1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária) e deixe de molho por 15 mimutos;
4- após o tempo estimado, lave com água filtrada, pois se a lavagem for feita com água corrente, isso pode levar a recontaminação do alimento;
5- seque com um pano de prato limpo e coloque em um recipiente com tampa ou sacos transparentes limpos e coloque na geladeira.
Parece um trabalho duro de fazer, mas o cuidado que temos com os alimentos que comemos diariamente nos garante e previne de doenças que pode ser evitada com um simples ato.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Referencia:
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – Nota Técnica de Esclarecimento sobre o Risco de Consumo de Frutas e Hortaliças Cultivadas com Agrotóxicos. Disponível: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/d0c9f980474575dd83f3d73fbc4c6735/nota+tecnica+risco+consumo+frutas+e+hortalicas.pdf?MOD=AJPERES.
http://hidrosteril.com.br/
Brasil. Portaria CVS-6/99, de 10.03.1999. Regulamento técnico sobre os parâmetros e critérios para o controle higiênico-sanitário em estabelecimentos de alimentos.
Gomes, Carlos Alexandre Oliveira. Hortaliças minimamente processadas / Carlos Alexandre Oliveira Gomes, André Luis Bonnet Alvarenga, Murillo Freire Junior, Sérgio Agostinho Cenci. - Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2005. 34 p. ; 16 x 22 cm. - (Agroindústria Familiar).
Brasil. Resolução-RDC nº 216/2004. Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Disponível: http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra_final.pdf
Jornal AGazetaonline. Um banho de limpeza nos alimentos crus: A higiene correta elimina as bactérias causadoras da disenteria. Disponível: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/04/a_gazeta/indice/vida/1199917-um-banho-de-limpeza-nos-alimentos-crus.html.
Comments