top of page
Buscar

Alimentos "Reimoso" ou "Remoso"

  • Nutricionista Tays Sena
  • 15 de set. de 2015
  • 3 min de leitura

Alimento Reimoso

De acordo com o Dicionário Informal a palavra remoso significa, Corruptela de reima ou reuma, que significa algo que ofende, que agride, que faz mal, que provoca incômodo fisiológico no organismo; ou característica de alimentos que possam prejudicar a saúde, envenenar o sangue, causar pruridos, provocar alergias, diarreia e que dificulta a cicatrização de feridas acidentais ou infecciosas e cicatrização pós cirúrgica.

Etimologicamente, reima ou reuma origina-se do grego e significa a corrente de um líquido ou o fluxo de um humor orgânico, enquanto reimoso é tudo aquilo que provoca a reima. Segundo dados da literatura o comportamento reimoso dos alimentos está relacionado a ocasiões de vulnerabilidade orgânica, como durante a menstruação, puerpério, distúrbios intestinais, ferimentos ou expectoração, nas quais os alimentos reimosos seriam capazes de agravar esses estados patológicos em função de substâncias tóxicas presentes nos alimentos ingeridos.

Ainda não há comprovação científica de que existam alimentos remosos, ou seja, alimentos que atrapalham a cicatrização da pele ou provoque inflamação. De acordo com Brito e seus colegas, acredita em uma reação alérgica verificado pontualmente em algumas pessoas.


No vocabulário popular amazônico, comidas remosas são comidas fortes derivadas de carne de porco, mariscos, como caranguejo e camarão, peixes de pele e cascudos, como tamuatá, aves, como patos; e algumas caças, como paca e capivara, que não devem ser consumidas por pessoas em situação de risco, como, por exemplo, em pós-operatórios, com quadros de infeção ou inflamações, e ferimentos, sob risco de aumentar os danos teciduais, gerar a formação de pus e exacerbar o processo inflamatório.


Mais o que torna esses alimentos serem reimosos? Em comum, animais silvestres e marítimos, citados no paragrafo acima, apresentam uma fase alimentar associada ao consumo de alimentos em decomposição, que normalmente estão associados à presença de grande quantidade de decompositores e poluentes, como as bactérias. A preparação destes alimentos, por sua vez, mesmo quando bem cozidos, pode levar à destruição destas bactérias, porém, não de suas toxinas, normalmente resistentes ao cozimento. Logo o consumo das toxicinas presentes nesses alimentos levam á reações de mecanismos imunológicos, de defesa ou alergênico.


Existe duas hipóteses para explicar a ação do alimento reimoso e sua ação no organismo:


  • A primeira hipótese para a ação dos alimentos remosos sobre o organismo é a ocorrência de um algum dano tecidual (menstruação, período pós parto, distúrbios intestinais, ferimentos) que ligado a micro-organismos ou toxicinas presente nos alimentos reimosos, leva á ativação do sistema imunológico, por mecanismos próprios em resposta ao organismo invasor. E, em função do dano tecidual primário e dos mecanismos imunes ativados, a ingestão de alimentos remosos, nestas condições, agrava o processo inflamatório agudo, que na persistencia da inflamação evolui para sintomas como rubor, calor, edema, dor e prejuízo nas funções funcionionais.


  • Na segunda hipótese sugerida para ação dos alimentos remosos sobre o organismo, com resposta inflamatória e dano tecidual, está relacionada à geração de uma reação de hipersensibilidade imediata, ou seja, uma ação alérgica, envolvendo justamente presença de imunoglobulina E (IgE) e liberação de histamina. Esta resposta pode apresentar de forma sistêmica ou restrita, com sintomas associadas à presença de urticária, reação clínica comumente referida por indivíduos, com dano tecidual primário, que apresentam reações na pele (vermelhidão, coceira) após a ingestão de alimentos remosos.


ALIMENTOS DITOS REMOSOS


Pimenta, Calabresa, Salsisha, Maionese, camarão, Carangueijo, Pato, Ovo, Chocolate, Cavala, Feijoada, Carne de Porco, Carne de Carneiro, Carne de Peru, Mariscos de todos os tipos Carne Enlatada, presunto, Mortadela, dentre outros.



NUTRIÇÃO


É importante manter uma dieta adequada para auxiliar na regulação do sistema imunológico para evitar infecções e inflamações seguindo sempre orientações do seu nutricionista. Esta dieta deve ser composta por alimentos proteicos magros, como o frango sem pele e peixe como a sardinha, atum, arenque e salmão devido ao seu teor de ômega 3 substância anti-inflamatória, também encontrada na linhaça, vitaminas solúveis como A, D e E, vitaminas do complexo B e vitamina C e minerais como selênio, zinco e cobre, Arginina encontrada em leites, queijos ervilhas, grãos e alho.



Gostou? Curta...Comente...Compartilhe

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Referências

Brito júnior LC , Estácio AG. Tabus alimentares em medicina: uma hipótese para fisiopatologia referente aos alimentos remosos. Rev AssocMed Bras. 2013; 59(3):213-6.

ACESSADO EM 11/09/2015< www.dicionarioinformal.com.br/remoso/>

ACESSADO EM 11/09/2015<http://super.abril.com.br/ciencia/o-que-sao-alimentos-reimosos >.


 
 
 

Comments


 + no Comer é...

junte-se

 à 

FESTA

Troca de Receitas @ 21h!

Blog Comer é...
Nutricionistas Blogueiras...

O que achou do Post? Deixe seu comentario.

Siga-nos...
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2015 Comer é... Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page