top of page
Buscar

MANGOSTÃO OU MANGOSTIN

  • Nutricionista,Tays Sena
  • 7 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

 

Também chamada de fruta da rainha, devido ao elogio que recebeu da rainha Vitória da Inglaterra onde disse nunca ter saboreado antes uma fruta tão deliciosa. O mangostanzeiro é nativo do sudeste da Ásia, mas atualmente pode ser encontrado em outros países. Os principais estados cultivadores do mangostão no Brasil são os estados da Bahia desde 1935, Pará desde 1942, a maior concentração de mangostanzeiros na Bahia localiza-se no município de Una , também abrange outros municípios. A casca é espessa, vermelho-púrpura e a polpa branca de gosto agridoce, sabor e aroma inigualáveis.

Possui componentes bioativos como o taninos, xantonas, catequinas e outros polifenóis, ainda contém potássio, cálcio, ferro, fosforo e vitaminas B2, B5, B6, C, A e rica em fibras. Considerada super fruta devido aos antioxidantes presentes na casca.

A safra ocorre entre o meses de Fevereiro a Abril. Fortalece o sistema imunológico, neutraliza radicais livre, fortalece a cartilagem e funcionamento das articulações, favorece o sistema respiratório saudável e mantém a saúde intestinal, propriedades antinflamatórias e antitumorais.



Como escolher?


Ao escolher dê preferência para frutas de casca dura com haste verde. Para ter acesso à polpa, corte ao meio como se estivesse abrindo um abacate. A casca é dura e exige um esforço maior. O mangostão pode ser consumido in natura, em sucos ou receitas.



Gostou? Curta! Comente! Compartilhe!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Referências


CARVALHO, J.EU .Mangostanzeiro: botânica, propagação, cultivo e utilização . Revista Brasileira de Fruticultura, jaboticabal - sp, v. 36, n. 1, p. 148-155, març. 2014 .

SACRAMENTO, C.K;JÚNIOR,E. C.Cultivo do mangostão na Bahia. Revista Bahia Agrícola, v.7, n.1, set. 2005.

SILVA et al .Potencial nutritivo de polpa de mangostãoCultivado nos estados do pará e bahia.Magistra, Cruz das Almas-BA, v. 22, p. 178-184, n. 3,4 jul./dez., 2010.



 
 
 
 + no Comer é...

junte-se

 à 

FESTA

Troca de Receitas @ 21h!

Blog Comer é...
Nutricionistas Blogueiras...

O que achou do Post? Deixe seu comentario.

Siga-nos...
  • Facebook Basic Black
  • Google+ Basic Black

© 2015 Comer é... Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page